Como Organizar Qualquer Bagunça

Um livro sobre arquitetura da informação para todos.

Esta página disponível em: Inglês | Espanhol | Português

Todo mundo tem uma bagunça que precisa ser organizada em sua vida. 

Disponível apenas em Etsy

Como arquiteta da informação, vejo que tudo está ficando mais complexo. Acredito que o mundo vai precisar de uma nova onda de pessoas preparadas para os desafios informacionais que vêm por aí. 

Escrevi este livro pois acredito que arquitetura da informação é a abordagem correta de teoria e prática para preparar alguém para dar sentido a todos os tipos de desafios intrincados e complexos como os que são enfrentados hoje por designers, gerentes de produtos, pesquisadores, escritores, professores… e a lista de empregos alimentados pela criação de sentido continua.

O que é Arquitetura da Informação?

Arquitetura da informação (AI) é a forma como organizamos as partes de algo para que sejam compreendidas como um todo. 

Quando fazemos coisas para os outros usarem, as decisões que tomamos sobre linguagem e estrutura determinam se estamos entregando a mensagem pretendida para os usuários pretendidos. Isso é devido ao fato de que todas as coisas que fazemos compartilham de uma não-coisa importante: a informação.  

O que é informação? É útil para alguns pensar na informação como o que é deixado na mente de cada pessoa que encontra algo. Para levar a informação pretendida a essas mentes específicas e individuais, nós, criadores de sentido, temos de tomar decisões que dizem respeito à estrutura, ou arquitetura, e não apenas à superfície do que quer que estejamos a fazer. 

Eu poderia ter escrito um livro sobre arquitetura de informação para sites ou aplicativos móveis ou qualquer outra coisa que esteja na moda. Em vez disso, decidi me concentrar nas maneiras pelas quais as pessoas poderiam resolver qualquer bagunça, independentemente do que ela fosse feita.

O livro está organizado em sete capítulos:

  • Capítulo 1: Identifique a bagunça
  • Capítulo 2: Defina sua intenção
  • Capítulo 3: Encare a realidade
  • Capítulo 4: Escolha uma direção
  • Capítulo 5: Meça a distância
  • Capítulo 6: Brinque com a estrutura
  • Capítulo 7: Prepare-se para fazer ajustes

Cada capítulo contém um conjunto de lições, bem como exercícios destinados a ajudá-lo a entender sua própria bagunça.

Uma coleção variada de protótipos foi feita ao longo dos 18 meses em que trabalhei neste livro com vários públicos de teste.

Um dos meus protótipos favoritos foi o mapa sanfonado que eu mesma fiz para consolidar todos os meus pontos principais.

Conheça a Mariana

Mariana Brandt é arquiteta da informação, bibliotecária, mestre e doutora em Ciência da Informação. Trabalha como analista de informação legislativa na Câmara dos Deputados, além de atuar como consultora independente e pesquisadora acadêmica. 

Ao ler o livro da Abby, How to make sense of any mess, Mariana começou a usar alguns exemplos e citações em suas aulas e palestras sobre Arquitetura da informação e sempre a perguntavam se havia a versão do livro em português. Mariana decidiu então enviar um e-mail para a Abby para perguntar sobre traduções, mas nem esperava que ela fosse responder. Porém, a Abby não só respondeu, como convidou a Mariana para fazer a tradução do livro para o português. 

Essa foi a primeira experiência profissional de tradução da Mariana – a Abby achou interessante que seu livro fosse traduzido uma arquiteta da informação. Mas fique tranquilo, pois o texto foi devidamente revisado pela Amélia Araujo, que é tradutora e revisora profissional.